Desde a minha adolescência, escuto com intensidade se falar sobre o Autódromo Iternacional – Nelson Piquet, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Mais conhecido no meio como, “unicamente”, autódromo de Jacarepaguá. Nome derivado do dialeto indígena Tupi-guarani, que significa Lagoa rasa com jacaré. Pseudônimo de extrema apropriação para dar parelho com os embates épicos que lá aconteceram. A partir desta premissa, construí um sonho em minha mente, de um dia estar por lá. Hoje, reconheço, que não será mais possível, ademais, veja os porquês!
Sua inauguração se deu 1978 e, até
1989 serviu de sede para as provas do GP do Brasil de Fórmula 1. A partir de
1995 até o ano de 2004 o autódromo abrigou com dignidade a etapa brasileira do
MotoGP. De 1996 até 2000, incumbênciou etapas da CART.
Entretanto, para os Jogos Pan-americanos de 2007, o autódromo passou por intervenções para dar vazão ao Complexo Esportivo (Cidade dos Esportes) e, logo, teve sua pista amortizada, deixando de ter a curva norte, uma das mais desafiadoras do circuito. Entretanto, o autódromo ainda possui o circuito "oval". Contudo, este obelisco do automobilismo ainda granjeou por algum tempo as etapas da Stock Car Brasil.
Um fim infeliz
Em 2008, foi proclamada oficialmente
a demolição do autódromo, com o desígnio de refugiar instalações para os Jogos
Olímpicos de 2016. Com isso, posteriormente, foi preconizado e aprovado o
projeto para a construção de um novo autódromo para o Rio de Janeiro, que
ficará sito no bairro de Deodoro.
As conjunturas das ocorrências ficaram claras para mim, assim que se deu o prelúdio desta distorção de valores culturais, maiormente históricos, percebi sinais disto na imprensa, vez ou outra simulando rumores, surgindo notinhas que abordavam de forma leviana o acoimado assunto referente ao acometimento desta imensa parte da história no que se refere “automobilismo brasileiro”.
Foi e continuará sendo, um tema afetuoso, que mexe com os sinônimos de blazer público, denotando-se o meu através destas escolhidas e breves palavras, para trazer uma não reiterada, mas remanescente falta de objetividade e empenho por parte do governo federal, que em nenhum momento se meteu ou quis carcomer ganga alguma com isso. Até porque, a prefeitura do Rio de Janeiro já tinha loteado todo o solo do autódromo para as empreiteiras, diga-se de passagem, não agora, mas desde 2006 quando abancaram a destruição da pista. O “presente” prefeito, apenas está "entregando" aquilo que já foi pago em forma de ajuda de campanhas passadas, pois todos nós sabemos para quem ele agenceia os caprichos políticos de fato, - não para os residentes da cidade maravilhosa, muito menos para os cidadãos do mundo, cosmopolitas tais quais os guerreiros que conduziram as emoções dos amantes da velocidade através do cheiro forte de pneus queimando, por anos e anos nos limites territoriais daquela pista de corrida.
De certeiro caráter, o Ministério Público do Estado do Rio de
Janeiro, desde o elementar momento, foi um amplo aliado da Confederação
Brasileira de Automobilismo na batalha pela manutenção do Autódromo de
Jacarepaguá, a fim de que fosse preservado o patrimônio cultural e desportivo
da cidade, do mundo. E mais uma vez, jogando uma pá de cal na operação, a política sobrepôs o Direito; colocou-o num bolso
sem ao menos atentar para os cuidados de observar, se o mesmo continha rasgos,
foi aí que o próprio deu de cara com o chão, correu sete rasos palmos, caiu num
bueiro qualquer e explodiu, junto a um dos meu sonhos, que era o de testemunhar
a uma corrida que fosse, disputada no mesmo palanque, abrigo de ícones junto de seus adoradores,
brasileiros e estrangeiros – Deuses de suas veridicidades, legitimamente, donos
daquele chão!
Gostei brow, ;p
ResponderExcluirAdorei... Muito Interessante. ;)
ResponderExcluirótimo texto.. parabens!!
ResponderExcluirPARABÉNS.
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