sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Felicidade, existe?

Não sei.

O que sei, é que, temos que aceitar o calvário que Deus nos concebeu como provação de nossa Fé. E que para ser Feliz, por obrigação, temos de fazer alguém Feliz! É como uma troca, simples assim.

Não há felicidade plena, sempre defendi isto! Essa bendita, infame, ou até mesmo- "desgranada, que não chega nunca", tem hora e data marcada para orçar e sonir! É Pontual, Contundente,  Passageira... Mas volta. Não se sabe o quando, nem menos onde, só se sabe que volta.

É triste se ver triste, e mais triste ainda, é não saber como dar fim a tristeza e fazer as pazes com a alegria. E o pior, é que não existe formula mágica pré-estabelecida, cada qual, é peculiar em suas minúcias para que se atinjam seus índices "metafóricos". 

Na praticidade, todos vêm ao mundo com um manual, só que ninguém viu, nem pegou. Até porque, não existe controle sob as pessoas, como já é falado e sabido "o controle, é remoto".

Hoje eu fiz uma coisa muito errada. Contei um sonho a um cara que se sentou na minha mesa num restaurante, porque não havia mais vagas. E no desenvolver da conversa, ao mostrá-lo como se dissiparia aquilo que o contei, ele não me olhou no olho, mas disse, desdenhando e de boca cheia, - "QUE NADA"! O repliquei, apesar de um desconhecido, mas com todo respeito que o deveria merecer, - "NADA, É UMA PALAVRA ESPERANDO TRADUÇÃO". E o cara, enfiou o tripúdio onde nasce o rabo dos quasímodos. E ainda, completei, - "da próxima vez que o senhor, for dirigir a mim, olhe ao meu olho. Não costumo confiar nos conselhos de quem não olha ao olho, muito menos nos (homens), que deixam de apertar a minha mão com força". Dessa vez, ele se levantou e saiu!

E o que tem haver a história, com um estado de espírito Feliz?
Hora, se eu fosse humilde ao ponto de deixar um desconhecido vilipendiar de meus sonhos, não estaria tão Feliz ao contar que o pus em seu devido lugar! (Finitos risos).

E o samba assim segue, no ritmo de várias notas. Porque não se compõe um samba com uma nota só! O que vos digo, com toda veracidade do meu coração, é que, cuide de achar a sua forma de ser Feliz, pois, não existe um caminho para a felicidade, a felicidade, é o caminho. Entretanto, nem  penda para tentar carregar as pessoas nas costas, elas são pesadas demais para tal feito, carregue-as no coração, é franco, cortês, matraqueado, e não há de lhe custar muito.

Detalhe: Bem antes de o cidadão sair, eu anotei o endereço deste Blog, e o cobrei visita. Certamente, deverá está lendo! (Finitos risos).

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Direito de Resposta.

O Direito de Resposta é célebre na Constituição Federal, e vem como direito fundamental no Art. 5, inc. V. Encontra-se regulamentado na Lei de Imprensa nº. 5.250/67, Arts. 29 a 36. Desta forma, supracitado em seus incisos, constitui-se como direito que assiste a todo indivíduo, físico ou jurídico, sendo objeto de uma notícia publicada por um órgão de transmissão social, de ver difundido gratuitamente um desmentido, uma defesa ou uma retificação de informações mal postas nela contida.

Ainda, o Direito de Resposta é entendido como hipoteca da veracidade informativa, como contraponto, ao procurar tal direito e desmentir ou corrigir informações inverídicas ou inexatas transmitidas pela imprensa, incentivando o autocontrole dos jornalistas para com seus respectivos ledores, que se pautam ou não pelo rigor e objetividade ao recearem um desprestígio no seu azado órgão de comunicação.

É apropriado também, pensar, que o alvará institucional almeja um equilíbrio de posição entre os particulares e os meios de comunicação social, finalidade esta que, em certo grau, é alcançado pelo direito de resposta, o qual não autoriza a difusão de resposta dispare em relação ao texto que a motivou. Idêntico a que preconiza o próprio texto constitucional. Em conformidade com os chamados cabeçalhos da equidade à resposta que deve ser formulada nas mesmas condições do texto que a desencadeou, designadamente na sua extensão, inserção e forma de exposição.

Resta-nos, portanto, aguçar o caráter ligeiro do Direito de Resposta, para que não implique na mora do entendimento isonômico e erga-omnes de todos aqueles que foram de certo modo, induzidos a erro, prejudicando assim a pessoa física ou jurídica em caráter depreciativo.

Um exemplo cristalino, clássico e coevo, do não concedido direito de resposta, foi no pleito eleitoral do corrente ano, em solos Alagoanos. Onde o então Senador Fernando Afonso Collor de Mello, teve sua idoneidade posta em dúvida pelo jornalista da Isto é – Bruno Marques, que, o mesmo, urdiu de forma capciosa, rufiando, que o Ex-Presidente não estaria em dia com o seu referencial de nada consta da justiça.

Muito irritado, Collor ligou para a redação onde Bruno Marques atendia, e disse-lhes vocábulos ásperos. Quando, o jornalista, no “mau exercício” de seu ofício, editou os dizeres, e fez com que todos, só tivessem acesso a uma minúscula parte da conversa, desvirtuando os leitores de um ajuizamento imparcial ou não, mas deixando-os alforriados, para extrair suas próprias conclusões.

Deste jeito, todo o resto da imprensa e leitores, só tiveram ingresso a esta miúda parte da conversação, onde, o Candidato Collor, se empregava de termo sobrecarregado para se abocar ao jornalista!

Então, prezando pela boa destreza constitucional, a fim de reiterar com a veridicidade e silhueta certeira, de se portar como futuro advogado. Segue em anexo o direito adquirido, de resposta, concedido pelo nosso Blog ao Senador Collor, em relação ao tema pregresso. Onde, dias após a vinculação do diminutivo de sua homília, foi-se até a Augusta casa do Senado e fez valer as normas da Constituição.


  • VERSÃO DE BRUNO MARQUES - "JORNALISTA". 



  • DIREITO DE RESPOSTA DE FERNANDO COLLOR.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O que se faz com as Crianças de hoje, será o que elas vão fazer com a sociedade no amanhã !!!

Convenhamos que nenhuma criança nasce violenta. Há consenso de estudos já feitos, que a condição de ser violento é adquirida no decorrer do desenvolvimento infanto-juvenil. Muitas famílias, pelo anseio das condições sociais humanamente desfavoráveis, a que são submetidas, são forçadas a conviver constantemente com situações violentas. A isso, somam-se os brinquedos, em forma de armas, colocadas facilmente ao acesso destas crianças. A TV, por sua vez, ainda tem uma boa parcela de colaboração, com imagens violentas e promiscuas. E com isso, temos o resultado, - (crianças muito precoces), que deixam de viver em seu mundo, para desencadear atitudes, que há não muito tempo atrás, eram dignas e exclusivas de um jovem de 20 anos!

Os filmes violentos apresentados em nossa grade televisiva, exerce também, grande influência sobre os menores. O mundo atual faz com que a criança seja exposta, de forma muito intensa, a impulsos violentos. Vários estudiosos da psique infantil, já têm concluído que a violência gera, na criança, uma necessidade de reproduzi-la quando achar conveniente. A criança se acostuma com a violência, e se fascina com ações que a traga uma sensação de poder algo, através do grito e da força.

Não é educativo, apresentar um mundo violento a uma criança. Pois devemos prepará-las para enfrentar o mundo com todos os outros aspectos violentos. Mas não com a reprodução "altercativa" da mesma.

Mas isso depende do nível de desenvolvimento desta criança. O que está ocorrendo, o que é prejudicial e  o que marca as crianças de hoje, é que elas, em etapas de seu desenvolvimento, agora, muito precoce, são submetidas a estímulos de violência, provindos principalmente de sua casa, como também de sua escola.

Uma questão que preocupa muito é a aplicabilidade dos castigos pelos Pais. Bater, dar palmadas, ou se impor diante delas, o que deve prevalecer? Sem dúvidas, nada como uma boa conversa, séria, e imposição de limites para que elas não evidenciem em ultrapassá-los.

No mais, vejo de forma que, não passa de um puro e bom trabalho de psicologia. pró criança. Pois veja, se os Pais acariciam seus filhos depois de uma surra, ele vai aprender a desobedecer, para ser beneficiado com o carinho posterior. 

A questão dos brinquedos violentos é polêmica, desde a minha época de criança. De um lado, temos a sociedade consumista e capitalista, que oferece as armas de todos os portes, e de todas as formas. Desde uma simplória faca de madeira, até o mais sofisticado foguete. Na minha época, a brincadeira mais comum, era a de Polícia e Ladrão. Lembro-me, que pouco sabíamos a função efetiva da Polícia em uma sociedade, mas sabíamos que o fato, e o grande lance da brincadeira, era, que a polícia conseguisse tirar o ladrão de circulação, ou seja, na nossa brincadeira, o objetivo de quem se transvestia policial era imobilizar os ladrões de "mentirinha", e levá-los para um local que não pudessem ver os outros. Que na prática, não é muito diferente! Contudo, de certa forma, acabávamos aprendendo, que ser ladrão não compensava, porque a polícia estava ali para cumprir o seu papel. Tanto é, que ninguém gostava muito de ser o "ladrãozinho" da história.

Atualmente, as crianças ficam o dia todo fantasiadas de Batman, Super-Man - entre outras figuras, brincando de super-herói o dia todo, e se desconectando do que é real. Jogos de computador, extremamente violentos, e que instigam o menor a gostar daquilo, e talvez, no futuro, vindo a praticar na vida real o que fez com tanto prazer e gosto, sob permissão de seus tutores, durante sua infância e juventude.

O mundo está a cada dia se desenvolvendo mais e mais, e com isso, exigindo de seus inquilinos o máximo que estes o possam dar. Se criarmos nossos filhos sem atentarmos para serem homens e mulheres de bem, a própria seleção natural, se encarregará disto, e daí, não terá mais para onde correr!

A REALIDADE: "FALCÃO - MENINOS DO TRÁFICO".





segunda-feira, 4 de outubro de 2010

"O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE"...

... "Dai a Cesar o que é de Cesar", - "Se tem no prato hoje, o que se plantou ontem", entre outros provérbios já conhecidos de nossa cultura. Mas, um dito popular, que é bem mais versado, e que nesse instante, deve estar sendo pronunciado contumazmente dentre aqueles que torciam veementemente pelo Senador Collor, ou não, é, - "Deus sabe o que faz!!!"

O evento é, que ninguém sabe explicar as nuances do que de fato aconteceu! Várias pesquisas, verídicas ou inverídicas, manipuladas ou não, apontavam sem titubear que Collor voltaria para o mastodôntico apelo popular, de onde nasceu, das graças do povo. Na minha humilde opinião, isto seria uma resposta a má administração e o descaso com que Alagoas vem sendo infantilmente conduzida. Mas ontem, quem assim como eu, acompanhou percentagem a percentagem o desfecho do que podemos chamar de (uma final de Copa do Mundo, entre Brasil x Argentina), protagonizada nas Alagoas, por Fernando Collor e Ronaldo Lessa na briga pelo segundo turno, sentiu na pele que eleição se decide no dia = ($$$)!!!

O povo se mostrou acanhado e ainda pés atrás com as munhecas firmes de nosso Ex-presidente. Como se ainda fosse pouco, os Alagoanos deram uma resposta aos nossos Legisladores Originários, nos seguintes Termos, - "Ei amigos, guardem sua inteligência para criar Leis, que nos façam o Mal, porque com o bem, pouco importamos, esse negócio de Lei de Ficha Limpa ou Suja aqui não vai colar, nos acostumamos e fomos condicionados a vivermos e admirarmos o sadomasoquismo!!!". E deste modo, seguiu a toada, impressionantemente, com Lessa por três cabelos de Sapo Cururu, no segundo turno.

Ainda pouco, o que tentei fazer de um presságio, e pré-julguei de "Marolinha Azul", como, ainda, não se sabe, mas talvez pela ação dos bons ventos que trazem nosso pão diário, isso mesmo! Virou um apocalíptico tsunami, que mais dia menos dia, possa vir a nos levar a óbito por afogamento.

Sem mais delongas, desta forma prosseguiu o enrubesço Alagoano, mais brando e fortuito como nunca em seu velho e rico relicário!

Collor e família, saindo das urnas! "Os cães ladram, e a sua caravana continuará passando". Estamos com você Guerreiro.


VEJA O RESULTADO:

1. TEOTÔNIO VILELA PSDB: PP / PSC /PPS / DEM / PSB / PSDB - 535.962 (39,58%)
2. RONALDO LESSA PDT: PT / PMDB / PR / PRP / PC do B / PT do B / PDT - 134.155 (29,16%)
3. FERNANDO COLLOR PTB: PRB / PSL / PHS / PMN / PTC / PTB - 398, 337 (28,81%)
4. MARIO AGRA PSOL: PSOL - 18.520 (1,37%)
5. TONY CLOVES PCB: PCB - 8.758 (0,65%)
6. JEFERSON PIONES PRTB: PTN / PV / PRTB - 5.752 (0,43%)

THE END!


Nome completo: Francisco Everardo Oliveira Silva.
CPF: 448.338.813-49.
RG: 12.611.949-4.
Data de nascimento: 01/05/1965.
Idade ao final de 2010: 45.
Município de nascimento: Itapipoca /CE.
Nacionalidade: Brasileira Nata.
Sexo: Masculino.
Estado Civil: Casado(A).
Grau de Instrução: Lê E Escreve.
Ocupação principal declarada: Ator E Diretor De Espetáculos Públicos.
 
 
 
(...) Vulgo Tiririca, sem dúvidas é um dos maiores humoristas de nosso cenário circense na atualidade. - Faz graça, piruetas, articulado e "sabido", nos seus afazeres jograis. Mas, será que há de haver canchas na Câmara Federal, para que o hidrófobo palhaço, faça seus colegas de incumbência se desmancharem em risos frouxos?

Sem anfibologias, teremos quatro longos anos para descobrirmos!

De certo que, seus concidadãos médios, - "Os Paulistas", mais precisamente, 6,35% deles, garantiram as minhas gargalhadas neste dia 3 de Outubro. Os argutos, circunspectos, politizados e que, em sua grande maioria desprezam, a nós, nordestinos, parecem que vão ficar a degustar do mais puro Capim já produzido pelos telheiros Alagoanos. De toda minha educação e hospitalidade, os enviarei um punhado para figuras da estirpe de Ratinho e Jô Soares, (Finitos risos...)!

Ôpa! Pera! Vamos nos submeter a uma retrospecção, - Paulista que xinga Nordestino, os chama de burro, de parasitas, e agora elege um de nós!? Como assim?

A mente deles tem de ser estudada. "Ow povo contradito"!

Mas enquanto, não encontramos um estudioso ao nível, para diagnosticá-los. Bom paladar! 
 

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Amizade é TUDO!

Sem dúvidas, um dos objetos de matéria mais abordados neste Blog, é a, agora, "Apócrifa", Lei dos Fichas Sujas. O que deveria ser um grande salto para os mais sobranceiros patamares da Democracia, neste último dia 31 do corrente mês, e ano, virou suspiro, nas papilas gustativas dos famintos e salivantes, ou no popular, "Pura Demagogia"!

Não se sabe como, mas o inesperado pelos sensatos, aconteceu. -  O TSE resolveu permitir que Lessa, seguisse sua candidatura, como se nada tivesse acontecido. O interessante, é que para alguns, esse lapso, síncope e atemporal projeto de Parecer Jurídico, cometido pelo egrégio Conselho de Ministros do Tribunal Superior Eleitoral, veio transvestido de "sábia decisão". Como também, desconfigurado de um; - "Foi corrigida uma injustiça. Nunca tive dúvida disso", palavras estas, deblateradas, pelo próprio candidato pedetista, agora "Ficha Limpa", em entrevista a um conhecido meio midiático! 

5 x 2, assim foi definido o registro da candidatura de Ronaldo Lessa - PDT! Isso significa que, se por uma remota possibilidade, Lessa vier a ganhar as eleições, decidida neste próximo domingo, o agora, "Ex Ficha Suja", poderá ser diplomado e assumir a Chefia do Executivo Estadual. Seus votos também não são considerados nulos, na votação de domingo, como defende o TRE de São Paulo, quanto aos políticos Fichas Sujas. 

O entendimento que foi fixado nesta Quinta-feira pelo TSE, afasta a aplicação das premissas da Lei, para os casos de políticos condenados antes da mesma, (o caso de Lessa e Brito), da alínea D, inciso I, do Artigo 1º - da Lei da Ficha Limpa. 

O dispositivo determina que fiquem inelegíveis: “Os que tenham contra sua pessoa, representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como, para as que se realizarem nos oito anos seguintes”.

Ressaltando, que a dupla Ronaldo Lessa e Joaquim Brito, foram a primeira exceção da não aplicação, da preterível Lei!

E o que aconteceu?

O que aconteceu amigo, não poderia expor as minhas Teorias desta forma, - tão sonoramente! Mas, o que posso os adiantar, é que - "AMIZADE É TUDO"!!!!