E para a tristeza de todos os palhaços de plantão, a Lei de número 9.504 de 1997 que estabelece normas para o pleito eleitoral, apresenta em seu artigo 45, a salva guarda da integridade intelectual de nossos briosos políticos.
Ruim ou boa, a Lei do TSE é bastante clara quando veta as emissoras de rádio e televisão a usar trucagem, montagem ou outros recursos de áudio e vídeo, que de qualquer forma vilipendiem ou tratem os candidatos, partidos políticos ou coligações partidárias de forma escarnecedora. Tudo isso, tão e somente, em um período pregresso de três meses até o termino das eleições, sob pena de tal emissora ser multada pela Justiça (ou Injustiça?), numa bagatela de até R$ 106,410,00 reais, valor que dobra em caso de reincidência.
A Lei causou um Luto temporário e certa revolta nos programas humorísticos e em suas respectivas atividades "palhaçais", de tal maneira, que o furdunço, impedido de ser divulgado no QG midiático, tomou força até nos alcances dos 140 caracteres do TWITTER e prosperou numa caminhada pacifiista e bem humorada na Cidade maravilhosa.
Manifesto na Praia de Copacabana!! |
Lá, as pessoas receberam o protesto de forma difusa, enquanto uns gritavam - "ABAIXO A DITADURA"!!! Outros titubeavam acerca da integralidade do manifesto. - "Essa turma de humoristas é toda compromissada com os patrões, e só fazem piadas que vá agradar a eles, Duvido muito que o Casseta e Planeta vá sacanear o Serra. Claro que não. Eles não são malucos. Gostaria de ver, também, a galera do CQC fazendo o mesmo. Isso é muito relevante, e tenho lá minhas dúvidas se essa manifestação não tenha partido dos donos da emissora".
Divergências a parte, convenhamos que esse tipo de repúdio não seja um forte aperto de mãos por parte da Justiça com a tão sonhada libertinagem da imprensa.
E não é que surtiu efeito. Apenas cinco dias após o manifesto o Supremo Tribunal Federal - STF, derrubou a Lei alegando inconstitucionalidade da mesma. Embate ferrenho da Libertinagem de Imprensa com a Proteção de um dos pilares normativos de nossa Constituição, que é o escudo sobre a idoneidade da moral de quaisquer cidadão.
Particularmente, vejo que os meios de comunicação social, tem abusado do alvedrio que lhes foi concedido, tornando isso pura devassidão, se utilizando de métodos capciosos e ainda pouco convencionais se tratando da moralidade. Induzindo assim, no tocante parcial do tevente, e se não bastasse forjicar todo um cenário, ainda querem pedir arrego em uma hermenêutica dúbia da sua própria liberdade. Falam que não se vedem, e não duvido disto, creio que se alugam, por inestimáveis preços!
É lamentável perceber isso, mas é a verdade. Nessa época eleitoreira a mídia se alquila, e nos dar verdadeiras aulas de marketing político, pouco as interessando partilhar com a imparcialidade e veracidade dos fatos recorrente.
É lamentável perceber isso, mas é a verdade. Nessa época eleitoreira a mídia se alquila, e nos dar verdadeiras aulas de marketing político, pouco as interessando partilhar com a imparcialidade e veracidade dos fatos recorrente.
Importante comentário.
ResponderExcluirAssunto que muitas vezes passa em branco por não darem a importância que merece.