segunda-feira, 27 de setembro de 2010

27 de Setembro, ou 1 de Outubro, qual a data Oficial do dia do Idoso?

Apesar do dicídio em torno dessa data de comemoração tão importante, "O Dia do Idoso" deve ser comemorado no Brasil, na data, - 1º de Outubro. E tem como objetivo a valorização de toda a terceira idade.

Até o ano de 2006, esta data era celebrada no dia 27 de Setembro, porém, em razão da criação do estatuto do idoso em 1º de Outubro, o dia do idoso foi transferido para esta, de acordo com a Lei número 11.433 de 28 de Dezembro de 2006.


A realidade! O que há de mais comum pelas ruas de nossas cidades.




 
O que diz o Estatuto!


TÍTULO II.
Dos Direitos Fundamentais

CAPÍTULO I
Do Direito à Vida


Art. 8º - O envelhecimento é um direito personalíssimo e sua proteção, um direito social, nos termos desta Lei e da legislação vigente.

Art. 9º - É obrigação do Estado, garantir a pessoa idosa, a proteção a vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.


Partindo dessa premissa básica, do bem nascido, Estatuto do idoso, me parece que o Estado, de uma forma geral, não vem no cumprimento de suas obrigações. E a sociedade, "O povo", fiscal das ações de nossos “polutos” políticos, prefere vendar os olhos, fazer vista grossa para os problemas sociais, - "não é comigo, tá tudo bem".
É triste!

Certamente quando alcançarmos o grau de civilidade que muito de nós cidadãos almejamos, não mais precisaremos de Leis para proteger as minorias, e sanar a soberba dos poderosos. 

Mas, enquanto este dia não chega, devemos estar atentos a toda legislação que dá segurança institucional àqueles que ficam mais expostos às condições sociais desfavoráveis, pois se existe Leis que se consagram pela justiça de propósitos, o Estatuto do Idoso é a mais perfeita de suas expressões. Pois recupera não só seus direitos, mas também, a confiança de uma geração, que fez demais pôr nós.


Fica aqui, o meu forte e caloroso beijo, no coração das minhas avós, - Cezar, Ana Marcia e Ana Melo! 

Eternamente grato, por tudo,

seu neto, Diêgo Fidelis.

2 comentários:

  1. Você não sabe a força que o seu nome tem amigo. O que ele nos inspira, ao chegar aqui, e ver que o que tem tatuado na sua munheca, é realmente a mais pura verdade!

    Um grande abraço, do seu amigo Eduardo.
    Estamos juntos pro que der e vier!!!

    ResponderExcluir
  2. é só ir no Centro da cidade, que é onde acontece a torto e a direita!
    ninguém faz nada, é uma vergonha.

    ResponderExcluir

Este Blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados pelos usuários, e se reserva ao direito de excluí-los, sem aviso prévio, a qualquer tempo -, mensagens em desacordo com as regras aqui estabelecidas.