sábado, 25 de setembro de 2010

Discurso que preparei para minha Bisavó Ana, ontem, completando 90 Anos de vida!

Diferentemente da comemoração de aniversário do meu brioso Tio, (...).

Que quando chamado à retórica de um discurso, eu expus, há alguns subalternos da contaminada estrutura hierárquica e corporativista “média”, dentre os quais, tenho a honra de não me incluir, - “NÃO FALAREI”!

Isso, por puro receio de ser tomado por uma forte emoção, sob pena, de relembrar – alguns fatos, alguns momentos e alguns eventos, que não me fazem bem, não me trazem boas recordações, pois, o tal cáften da mentira, um apedeuta, que se alto intitula político de qualidade, forjicador de cenários, para protagonizar como vítima, estava bem ali, fazendo parte do que jamais deveria fazer, e surpreendentemente, a chamado de meu tio, andando pelos mesmos pisos da casa em que cresci, forçando sordidamente, a volver meus olhos para suas pantomimas, seus erros, gravíssimos. Erros estes, que os cansados telhados daquela Augusta casa, também minha, sempre acobertou.

Então hoje, divergindo em gênero, de determinados paradigmas, fruto da imaginação, de alguns hebdomadários, figuras caricaturadas por si só, que carecem de total credibilidade no seu próprio meio, contumazmente, com atitudes próximas a de um sicário, dias atrás, quando indagado sobre minha vinda ao púlpito, eu disse, - “HOJE, FALEREI”.

Evidente, que não poderia desacordar de oportuna chance, já que, minha mãe, “Ana Melo”, foi peça importante, e indubitavelmente imperiosa na minha ascensão. Provinda, principalmente, destes percalços atemporais, que sem dúvida, ferem e machucam profundamente o orgulho de um homem.

E foi no alento do olhar perdido de minha mãe “Ana”, que procurei a superfície, para fincar meus pés, e encontrei.

Dentre o calor vulcânico e apimentado dos acontecimentos pregressos, que agora retornam a perturbar meu sono, na madrugada sorrateira e fria, é o conforto do aconchego, que esta sábia anciã me reservou, que consigo recompor-me, e seguir, - sem ódio, sem mágoas e sem medo, uma vez que, há exatos quatro anos, ao entrar, por convite, dela, vitaliciamente ao seu recinto, tive de deixar minha armadura, minha espada e meu escudo na porta. Porque na gaiola dourada de ”Aninha”, não é necessário que se afronte, nem que se defenda, apenas, tirar proveito no adquirir de experiências.

Contudo, encerro o meu aparte, pedindo-os sincopes desculpas, por me fazer valer, do que não há de valer. Do que deveria, permanecer, apenas nos esconsos da memória, de quem sofreu junto comigo. Lamento, mui profundamente, os termos pelos quais, tive de canalizar essa minha indignação. Lamento, profundamente, mas de quaisquer modos, eu retiro o que aqui disse. Não retirarei!

E é com toda a veemência da força interior do meu coração, que me despeço, citando Victor Hugo, que diz nos seguintes termos; - “Seja qual for, a posição do corpo de um homem aqui na terra, sua alma permanecerá de joelhos”.

E eu, por entender muito humildemente, os desígnios que Deus está dando em minha vida, completo:

- “A alma de um Guerreiro, difere dos comuns, porque não há pacto entre Leões e Homens. E esta alma, é a única que não deve, e não irá, de se, agachar, diante, de quem quer que seja, mas, porém, um verdadeiro Guerreiro, não aquela figura do folclore nordestino, mas o homem que honra as calças que veste. Que não é covarde, não se vende e não se aluga. O Guerreiro, que joga duro, joga pesado, vigoroso, mas com as cartas todas sob a mesa, esse, ou de natureza idêntica, sabe, de fato, reconhecer a maestria de um Ser, Humano, como a minha mãe “Ana Melo Leão da Cunha”, no supino de seus 90 anos, completados hoje, ainda, uma grande mulher.

Por, encerrado, neste exato instante, diante de todos, familiares e amigos, como sempre os tratei, com toda a minha afabilidade, até os limites de onde ela possa chegar. O que pode ser intitulado de uma ação temerária, mais uma vez, desfaço-me, de minhas artilharias, momentaneamente, as coloco ao chão, e não só meu corpo, como minha alma, ambas de joelho, continentemente, para reverenciar essa Doutora da matéria “saber viver”, por tudo que vem me proporcionando, durante todo este tempo.
 

12 comentários:

  1. Hoje regressei ao seu belo Blog, lí todas as postagens que estavam aqui e acho um trabalho de MUITISSIMO importante e interessante, mas, tão interessante que acho que deveria estar a
    nível de uma grande editora.
    Muitosss Parabéns por esta bela CORAGEM que nós impressionou a todos.
    Ah! com a força e a garra que voce vem mostrando não só no Direito como na Política, você irá nós surpreender ainda mais[...] Estarei sempre do seu lado pro que der e vinher.

    Um Beijos da sua futura esposa.

    ResponderExcluir
  2. Você lavou a minha alma com esse discurso cara!
    PARABÉNS PELA CORAGEM!! Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ao contrário do que todos acharam , ao ler e ouvir esse discurso , jamais achei que alguém foi atingido com esse discurso , parabéns pela magnifica forma de desabar , e realmente a "gaiola dourada de Aninha" é um lugar incrivél e surprendente , só sabe quem lá tem o privilégio de conviver ! Sempre soube que você seria um ADVOGADO INCRIVÉL , faça desse dom , o amor de sua vida ! Parabéns .

    ResponderExcluir
  4. Você Diêgo, apesar da idade é um jovem muito sábio! Aprendeu com os erros de alguns de seus próprios familiares. Hoje você esbanja autoridade, respeito, experiência. Eu nunca me emocionei tanto como na hora que você relembrou o quanto sofreu com aquelas injustiça contra você.
    Eu te digo, que estai mais que certo em converter a sua indignação em palavras, e que belas palavras, que discuso gênio Diêgo! Tu fez todos desabarem no choro.
    Brigue pelo que é seu, pela verdade, pelo que é certo, você tem direito a isso.
    Você é um "homem" raopaz.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, não tive o prazer de mim fazer presente, quando você oportunamente falou isto diante da sua família!
    Mas soube por auto isso que você falou! É o que se anda comentando.
    E agora pouco, recebi o seu e-mail, me avisando do seu blog, que ate entao, eu nao sabia. Li o que disse, e digo que Voce ta de parabéns! Só você mesmo para ter a coragem de desarmar estess circos, que estão sendo montados.
    Tou do seu lado, para arrancar o Rei da barriga, de quem tiver.
    E se forme logo pra resolver uns pipino que eu tenho! riso..

    ResponderExcluir
  6. Fidélis, peraí viu. Deixa eu pegar um dicionário pra poder acompanhar a sua genialidade! hehehe..
    Brincando cumpadre.

    O que eu quero te falar, é que sei da sua conduta, conheço você desde o primeiro período de faculdade e sabes que nunca duvidei do seu potencial, você nasceu com o dom da oratória, e conhece bem as palavras que pode empregar nos seus discursos e falas, posteriormente, colocar quem merece no seu devido lugar! É assim que um Advogado deve se portar.

    Sou conhecedor de toda a história, e sei que está acobertado pela razão. Te desejo mais força e garra do que já tem. Você merece, sempre foi um bom amigo para todos daquela faculdade.

    Enfim, vá preparando o dircurso que a formatura ta chegando, você que é o horador da sua turma pow!

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Coragem é uma dessa!
    hehehe..

    ResponderExcluir
  8. Essa resposta foi a queima roupa viu Di!!! Nossaaaaa.. É muita coragem mesmo! srsr..
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  9. VIVA FIDELISSSSSSSS!!!!

    Está aí o sangue de um verdadeiro e autentico Fidelis, aquele que não usa a força bruta para desarmar os possíveis inimigos, mas sim, a força da palavra. E eu vou te dizer viu primo, preferia levar uma bomba na bola do olho de você, do que ser alvejado por essa metralhadora de palavras!

    Coragem é uma dessa, o resto é pseudocoragem!
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Cresci junto... Sou chamada de prima (apesar de não ter o mesmo sangue)... E fiquei tola de ver o quanto você cresceu e amadureceu... Tola, feliz e honrada de ser chamada e considerada sua prima... Feliz por você primo! Antes um menino que todos zoavam de suas atitudes, brincadeiras e palavras tortas, hoje um HOMEM, inteligente, corajoso e destemido. Fico muito feliz pelo seu crescimento!!! O infinito eh o caminho... Siga em frente!!! Parabéns!! Paula Caroline!!

    ResponderExcluir

Este Blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados pelos usuários, e se reserva ao direito de excluí-los, sem aviso prévio, a qualquer tempo -, mensagens em desacordo com as regras aqui estabelecidas.