terça-feira, 14 de setembro de 2010

Questão de Prova!

Um cidadão comum, que, ao ver um criminoso passar algemado e escoltado, bate-lhe acaloradas palmas, pratica:

 Imaginemos; - na foto postagem acima, o italiano - Cesare Battiste, escoltado por Agentes Federais, indiciado por alguns, dos tantos delitos e crimes que cometeu ao longo de sua vida. E, pelos arredores deste evento, um cidadão, trabalhador, à paisana, sem ter nem pra quê, faz-se valer de acaloradas palmas.
a) crime de apologia de criminoso;

b) delito de incitação ao crime;

c) contravenção penal de conduta inconveniente;

d) conduta atípica;

e) conduta diversa das opções postas.




Eu intitularia esta conduta como atípica. Primeiro pelo fato de suas, mesmo que acaloradas palmas não evidenciarem incitação ao crime, nem ao menos ao criminoso. Dependendo da interpretação, ele, o cidadão, também poderia está aplaudindo a ação da Polícia ao prender um criminoso, como também, a ação da Justiça no feito da própria justiça!

Esse é o tipo de questão que complica a sua interpretação e entendimento, pela pobreza de informações  adicionais ao seu enunciado. Pois, se nesta mesma questão, contivesse que, além dos aplausos acalorados o cidadão também se manifestou aos urros, favoravelmente ao criminoso, aí sim, pensaríamos na hipótese de incitação ao crime, ou, dependendo da sua forma de manifesto, - apologia de criminoso. 

Um comentário:

  1. Me arrombei nessa prova! kkkkkkkkkk..
    Valeu Fidelis, Tamos junto parceria.
    Abracaoo

    ResponderExcluir

Este Blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados pelos usuários, e se reserva ao direito de excluí-los, sem aviso prévio, a qualquer tempo -, mensagens em desacordo com as regras aqui estabelecidas.